Com informações do Imirante
SÃO LUÍS – A Polícia Federal (PF) deu início, na manhã desta terça-feira (2), a Operação Ferro e Fogo I e II, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa formada por servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e empresários por corrupção em São Luís e Imperatriz. As investigações tiveram início em setembro de 2013.
Ao todo, são 15 servidores do Ibama e um da Sema, além de dois ex-superintendentes-adjuntos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Dois mandados de prisão preventiva estão sendo cumpridos, além de 21 mandados de prisão temporária, 28 de busca e apreensão e seis conduções coercitivas.
Os investigados responderão, pelos crimes de formação de quadrilha, concussão, corrupção ativa e passiva, prevaricação, advocacia administrativa e violação de sigilo funcional. As penas podem chegar a 25 anos de reclusão.
A PF fará a apresentação do balanço da operação às 10h30, na sede da Superintendência Regional.
Em Açailândia
Pelo menos cinco agentes federais que fazem parte da força tarefa estão na casa de uma empresaria de Açailândia, desde as primeiras horas da madrugada desta terça-feira, quando começou a operação.A PF está no município cumprindo alguns mandatos.