Beneficiários do programa Bolsa Família, têm até hoje sexta-feira (16) para realizar a atualização cadastral do benefício. A medida é importante para que os usuários do cadastro único (CadÚnico) tenham acesso a todos os programas sociais do Governo Federal em que estejam inseridos.
Devem realizar o recadastramento os beneficiários do Bolsa Família que há mais de dois anos estão sem atualizar as informações. A convocação foi enviada através do comprovante de saque do benefício. Caso o usuário não realize a atualização até o final do prazo, o benefício será bloqueado. O desbloqueio só ocorrerá após a atualização dos dados.
“É importante que as pessoas verifiquem se realmente precisam fazer o recadastro. Neste momento, a recomendação é para aqueles que estão há mais de dois anos sem realizar a atualização. O próprio extrato já indica se o beneficiário deve ou não procurar a Central de Atendimento Social”, disse o coordenador do Programa Bolsa Família pela Semcas, Cristiano Pereira.
Todos os beneficiários do programa devem atualizar o cadastro voluntariamente a cada dois anos ou a cada vez que nascer um filho, houver mudança de escola, alteração no endereço residencial ou de qualquer informação relevante.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), no começo deste ano, cerca de 6 mil famílias precisariam participar do recadastro em São Luís. O recadastramento está sendo realizado na Central de Atendimento Social, na Avenida Marechal Castelo Branco, no São Francisco.
Como realizar a atualização cadastral
Para realizar o recadastramento, os beneficiários devem comparecer à Central de Atendimento Social, da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), na Avenida Marechal Castelo Branco, no São Francisco.
o titular do cartão deve apresentar original e cópia dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, carteira de trabalho e certidão de casamento (caso possua). Também deverá levar para a atualização a certidão de nascimento e cartão de vacina dos integrantes da família menores de 6 anos de idade, assim como a certidão de nascimento e declaração de matrícula escolar para quem tem de 7 a 17 anos.
Com informações do J. O Imparcial