Maranhão já registrou mais de 5,7 mil focos de incêndio em 2021, aponta INPE
Maranhão já registrou mais de 5,7 mil focos de incêndio em 2021, aponta INPE
Por Isisnaldo Lopes - 24/08/2021 ás 05h43
Compartilhar no Whatsapp

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) o Maranhão já registrou, até o dia 19 de agosto, 5.770 focos de incêndio em todo o estado. Os dados foram captados por meio de satélites de referência.

Segundo o INPE, houve um aumento de 25% no número de focos de incêndio neste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA) apontam que somente 955 focos de queimadas foram registrados no Maranhão até o momento.

Apesar da diferença entre os números, o Corpo de Bombeiros do Maranhão em Imperatriz lançou uma nova operação de combate às queimadas. A ação chamada de 'Guardiões do Bioma', compreende o Maranhão e os outros oito estados que fazem parte da Amazônia Legal.

"Nós temos o lançamento da operação 'Guardiões do Bioma', que compreende nove estados da Amazônia Legal e o Maranhão está dentro deste contexto. E o intuito é só um, que é combater e prevenir as queimadas. Nós temos que manter essas queimadas em um número aceitável, haja vista que todos os anos o nosso estado tem enfrentado essa grave crise que tem causado problemas para o meio ambiente e para a saúde das pessoas", explicou Coronel Célio Roberto, comandante-geral do Corpo de Bombeiros.

A segunda quinzena do mês de agosto representa o período mais crítico do ano em relação aos focos de incêndio. A situação acontece em todo o estado.

Devido a situação, comandantes dos Bombeiros de todos os estados se reuniram para realizar estratégias de combate e prevenção aos focos de incêndio.

O encontro foi realizado em Imperatriz, cidade localizada a 629 km de São Luís. No município, tem sido registrado índices alarmantes de queimadas. Em julho, foram 43 ocorrências e a estimativa é que em agosto esse número seja ainda maior.

"Esse é um momento crítico que nós estamos passando, um período de baixa umidade do ar, ventos fortes e muito calor. Além da vegetação seca em toda a região sul do estado. Então, desta forma, o comando da corporação por meio do coronel Célio Roberto, junto com os comandantes de toda a região sul, estão estabelecendo diretrizes operacionais de modo a unificar toda a região sul do estado", explicou Major Willys, comandante da região de Balsas.

g1/ma

Veja mais sobre:  

Maranhão

Últimas notícias

Desenvolvido por WGS - Açailândia MA