Laudo aponta que todas as praias da Grande São Luís estão impróprias para banho
Laudo aponta que todas as praias da Grande São Luís estão impróprias para banho
Por Isisnaldo Lopes - 31/05/2022 ás 06h09
Compartilhar no Whatsapp

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) divulgou um novo relatório de balneabilidade, classificando todas as praias de São Luís como impróprias para banho. Os relatórios acerca da situação das praias são atualizados semanalmente.

O laudo indica a presença do carreamento de matéria orgânica nos mares. A ocorrência de chuvas fortes, nos últimos meses, também influencia em maior intensidade da chegada de esgoto nas praias. Especialistas afirmam que parte deste problema é consequência das condições deficitárias no funcionamento da rede de esgoto em São Luís.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Trata Brasil, apenas 20% do esgoto da capital recebe o tratamento necessário. Na classificação do ranking do saneamento, São Luís ocupa a 85ª posição, figurando entre as 20 piores cidades, em termos de saneamento, no país.

O bacharel em Ciências Aquáticas, Leonardo Soares, informa que a situação das praias envolve fatores diversificados. A carga fluvial e as condições de salinidade do período são algumas das circunstâncias sob as quais as condições de balneabilidade são afetadas.

“Geralmente, no período chuvoso, têm dois fatores, que influenciam mais: primeiro, essa carga fluvial, ela aumenta […] então, se você tá recebendo esgoto, esse esgoto está chegando de forma mais abrupta, se disseminando de forma maior no mar […] no período chuvoso, é esperado que haja uma redução da balneabilidade’’, concluiu.

g1/ma

Veja mais sobre:  

Entretenimento Maranhão

Últimas notícias

Desenvolvido por WGS - Açailândia MA