Subiu para 67 o número de cidades que já decretaram situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem o Maranhão, segundo o Governo do Estado, na última quinta-feira (13). Até o momento, seis mortes foram confirmadas e das 38.476 famílias afetadas, 8.099 estão desabrigadas e desalojadas.
O poder público decreta situação de emergência para reconhecer, de forma legal, uma situação anormal provocada por desastres, que podem causar danos superáveis ou suportáveis pela comunidade que foi afetada.
Na quarta-feira (12), o Governo Federal já havia reconhecido a situação de emergência em mais 14 cidades do Maranhão atingidas pelas fortes chuvas. Com o reconhecimento, os municípios podem solicitar recursos federais para ações de defesa civil.
Ao site, a Defesa Civil do Maranhão diz que segue monitorando os episódios em que prejuízos e danos foram causados à população por conta do período chuvoso.
De acordo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), os restaurantes populares dos municípios atingidos vão ampliar a oferta de refeições no modelo híbrido (distribuição de quentinhas). Até o momento, 200 mil refeições foram entregues.
Chuvas no Maranhão
De acordo com o Governo do Estado, os meses de março e abril registram elevados índices pluviométricos especialmente na parte norte do estado e Baixada Maranhense, diante disto, o agravamento das cheias ocorreu especialmente a partir dos primeiros dias do mês de março.
Muitos municípios maranhenses são cortados por importantes rios, responsáveis pelo abastecimento de água e sobrevivência de muitas famílias. Por isso, essas cidades tendem a ser mais sucessíveis a enchentes.
Diversos rios que cortam o estado foram afetados, ficando com nível acima do normal, tais como os rios Mearim, Munim, Itapecuru, Grajaú, Maracu, Pindaré e o extravasamento dos lagos de Penalva, Cajari e Viana.
O rio Pindaré, por exemplo, continua subindo e atualmente está com 14 metros e 26 centímetros. A situação expulsou famílias de casa. Pelo menos oito famílias estão abrigadas em uma escola e isso tem dificultado muito a vida dos moradores, principalmente quem reside na zona rural.
Veja, a lista completa, dos municípios em situação de emergência:
g1/ma