A biometrização do cadastro eleitoral brasileiro é um projeto idealizado pelo Tribunal Superior Eleitoral para aumentar a segurança em relação à identidade do eleitor no momento da votação, garantindo que o voto seja realizado pelo legítimo eleitor.
Em Açailândia, o processo teve inicio ainda em abril, ao todo pouco mais de 75 mil eleitores das zonas eleitoras 71 e 98 terão passar pelo recadastramento biométrico. O chefe cartório eleitoral do município, alerta os eleitores sobre a importância de está indo ao Fórum Eleitoral para o recadastramento “ É um processo muito importante, pois garante mais segurança aos eleitores na voto, além é claro de está quite com a justiça eleitoral”
Para o eleitor, é uma segurança a mais na hora de votar. Com o sistema biométrico, além da identidade, titulo eleitoral, a fotografia, as digitais também fazem parte do sistema de identificação eleitor. Hoje pela manhã, o Fórum Eleitoral estava lotado, muita gente não quis deixar para depois.
De acordo com o chefe do cartório eleitoral, o recadastramento vai até novembro deste ano. Quem não participar pode ter titulo cancelado.
Os documentos necessários para recadastramento são:
Titulo Eleitoral
Comprovante de residência
RG
Originais e copias