Usuários de internet estão sendo vítimas de golpes ao pagarem suas faturas em um site falso que se passa pela empresa Júpiter Internet. Essa prática tem sido utilizada por golpistas com o intuito de obter dados pessoais e bancários dos usuários, o que pode causar prejuízos financeiros.
Com a presença dos chips e do desbloqueio por meio senha, a clonagem de cartões ficou mais difícil, mas os fraudadores encontram um novo caminho. Agora não é preciso ter acesso ao cartão de crédito da vítima pra fazer os gastos em nome do verdadeiro dono, bastam ter os dados deles.
A Júpiter emitiu um alerta para que os usuários confiram os dados da empresa antes de efetuarem o pagamento vía Pix ou boleto bancário. Além disso, é importante confirmar se o link do site realmente é verdadeiro.
Identificar site falso
1 - Verifique o nome do domínio atentamente
O nome do domínio é o indicativo mais forte de que um site pode ser falso. O domínio é a parte inicial de um link e todas as páginas de determinado site o utilizam como base. Uma réplica de site não pode usar o mesmo domínio que o original, entretanto é possível utilizar um nome semelhante com o intuito de enganar um usuário desavisado.
2 - Cheque se há erros de digitação, designs malfeitos e outros problemas no site
Se um site apresenta muitos erros de digitação — como excesso de letras maiúsculas —, ou se possui designs mal produzidos ou mal dispostos, isso pode ser um indicativo de que se trata de uma fraude. Semelhante ao que ocorre em golpes de phishings com e-mail ou mensagens de texto, criminosos comumente cometem erros básicos de digitação ou design durante a produção do site.
Imperatriz on line