Em Buriticupu (MA), cidade localizada a 395 km de distância da capital maranhense, caminhões usados por madeireiras ilegais foram incendiados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em uma área de reserva ambiental. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Os veículos eram utilizados em crimes ambientais. Revoltados, os donos dos veículos retiraram os caminhões da mata e colocaram às margens da BR-222.
O Ibama emitiu nota explicando que a ação foi resultado de uma operação da Policia Federal de combate ao desmatamento e ao plantio de plantas ilícitas realizada em terras indígenas na região de Buriticupu/MA.
Sobre a destruição dos veículos apreendidos, o órgão disse que a medida é um ato legal previsto na Lei 9605/98 e aplicada para evitar a continuidade dos danos ambientais.
Ainda segundo a nota, os infratores tentavam persuadir a população para se isentarem da culpa e tornarem vitima da operação, além de coagir os índios com o objetivo de inibir novas denúncias e obter a conivência deles na prática de crimes ambientais.
A BR-222 foi liberada parcialmente no começo da noite ontem.
Com informações do G1/MA e Isisnaldo Lopes