MUNICÍPIO DE BURITICUPU DECRETA ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA POR CAUSA DO AVANÇO DE VOÇOROCAS
MUNICÍPIO DE BURITICUPU DECRETA ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA POR CAUSA DO AVANÇO DE VOÇOROCAS
Por Isisnaldo Lopes - 13/02 ás 05h40
Compartilhar no Whatsapp

O prefeito de Buriticupu, João Carlos Teixeira, decretou estado de calamidade pública no município, devido ao avanço intenso das ‘voçorocas’, grandes erosões, em toda a cidade. O decreto Nº 002/2025 foi emitido e publicado no Diário Oficial na terça-feira (11).

No decreto, a prefeitura afirma que apesar da inegável situação de anormalidade instalada, já declarada e reconhecida em âmbito nacional por meio dos Decretos Municipais nº 009/2023 e 014/2023, de 2023 até a presente data só foram recebidos recursos para a execução de ações de resposta, no valor R$ 687.724,00 e para ações de restabelecimento em decorrência de danos secundários causados por chuvas intensas, no valor de R$ 105.286,40. Afirmou também, que ainda não foi solucionada ante à necessidade de liberação de recursos por parte da Defesa Civil Nacional, não tendo o Município a capacidade financeira de responder sozinho ao estado anormalidade, fato que se agrava pelas fortes chuvas dos últimos dias que vem impondo inúmeros prejuízos às comunidades locais.

O Município de Buriticupu vem sendo afetado por erosões em toda sua extensão urbana há anos, expondo a alto risco aproximadamente 1.200 pessoas em 250 moradias situadas em áreas de encosta, especificamente nos bairros: Caeminha, Centro, Vila Isaias, Santos Dumont, Eco Buriti, Terra Bela, Sagrima e Terceira Vicinal.

Vale lembrar, que no início deste mês, a Justiça do Maranhão condenou o município a adotar medidas para conter as erosões, que já engoliram diversas casas e até causaram morte de moradores. A sentença atendeu a um pedido do Ministério Público do Maranhão. Entre várias medidas a serem tomadas no prazo de 30 dias, estão: delimitar e isolar, com sinalização adequada, todas as áreas com risco de desabamento; e atualizar o cadastro de todas as famílias residentes nas proximidades das áreas afetadas, providenciando aluguel social.

Segundo o juiz José Frazão Menezes, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Buriticupu, que assinou a sentença, a cidade ainda não solucionou o problema, mesmo após compromissos assumidos anteriormente com o MP.  

A voçoroca é uma grande erosão que pode chegar a medir até 70 metros de profundidade e 500 de comprimento. Os primeiros registros desse tipo de erosão aconteceram ainda por volta dos anos 80 no Maranhão. Se nada é feito para conter uma cratera, normalmente causada pela água da chuva, ela pode chegar ao grau de voçoroca quando atinge um lençol freático.

Imperatriz online

Veja mais sobre:  

Região Maranhão

Últimas notícias

Desenvolvido por WGS - Açailândia MA