A cidade de Açailândia vai sediar entre os dias 4 e 10 de agosto a primeira edição do Festival das Águas – Conexão Nordeste. Com acesso gratuito, o evento propõe uma imersão na produção artística nordestina por meio de espetáculos de teatro, dança e circo em palcos e ruas da cidade.
A programação, que reúne grupos do Maranhão, Ceará e Rio Grande do Norte, será dividida em duas mostras: uma com apresentações noturnas no Teatro Municipal 6 de Junho e outra ao ar livre, na Praça do Pioneiro, no fim da tarde.
Além disso, o festival inclui oficinas formativas, rodas de conversa e apresentações adaptadas para escolas públicas e municípios vizinhos.
A programação oficial será dividida em duas mostras principais:
Mostra de Palco – Teatro Municipal 6 de junho, nos dias 4 a 10 de agosto, às 20h30
Mostra de Rua – Praça do Pioneiro, nos dias 5 a 10 de agosto, às 18h30
Parte da programação será voltada para estudantes da rede pública. De 1º a 5 de agosto, seis apresentações adaptadas ocorrerão em escolas municipais, nos turnos da manhã e da tarde. Já nos dias 11 e 12, o espetáculo "A Risita", do FusCirco, segue para os municípios de Novo Oriente e Buriticupu.
O festival também oferece oficinas voltadas para artistas e interessados nas artes cênicas. Serão três formações diferentes, com 25 vagas cada, realizadas no Ceu das Artes e no Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos. Entre os temas estão a palhaçaria e os malabares, o treinamento do ator a partir das danças populares e a relação entre teatro e espaço urbano.
Os locais das apresentações e oficinas contam com intérpretes de Libras, espaços adaptados e monitores para atendimento ao público com deficiência.
Grupo de teatro se apresenta no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba