A Juíza Drª. Selecina Locatelli, reuniu vários setores da Imprensa de Açailândia para apresentar a logística do evento, com início na data de hoje, dia 22, segunda-feira. Essa iniciativa do TJMA contempla também os municípios de Imperatriz (23 a 25/9) e João Lisboa (26/9), com foco na solução consensual de conflitos.
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) dá início nesta segunda-feira (22/9) aos atendimentos do projeto Conciliação Itinerante em Açailândia, oferecendo serviços jurídicos gratuitos à população. A iniciativa contempla também os municípios de Imperatriz (23 a 25/9) e João Lisboa (26/9), com foco na solução consensual de conflitos cíveis e de família, como formalização ou dissolução de união estável, divórcio consensual, pensão alimentícia e renegociação de dívidas, entre outras.
Os conciliadores e conciliadoras do Poder Judiciário também vão atender demandas da população que já tramitam na Justiça (com processo judicial), em casos que ainda é possível conciliar.
A iniciativa é promovida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec/TJMA), presidido pelo desembargador José Nilo Ribeiro Filho e coordenado pelo juiz Rodrigo Nina.
Com o projeto, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) busca fortalecer a cultura da conciliação e da pacificação de conflitos junto à comunidade. A ação está integrada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial o ODS 16 no que se refere à Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
Esta edição do projeto terá o apoio do programa Justiça de Todos que está presente nas cidades de:
• São Francisco do Brejão (comarca de Açailândia);
• Cidelândia (comarca de Açailândia);
• Davinópolis (comarca de Imperatriz);
• Gov. Edison Lobão (comarca de Imperatriz);
As pessoas que residem nestas cidades também poderão solucionar suas demandas utilizando o atendimento dos facilitadores que atuam nos Pontos de Inclusão Digital – PID´s, treinados para cadastrar as demandas e garantir a participação dos interessados por meio das videoconferências nas audiências de conciliação. Clique aqui e veja o endereço dos PID´s.
O agendamento prévio para o evento poderá ser feito pelo seguinte canal: WhatsApp do Nupemec (98) 2055-2283 ou formulário eletrônico, disponível no Portal do TJMA. As pessoas que comparecerem aos locais sem prévio agendamento, também receberão orientação e atendimento.
LOCAl DE ATENDIMENTO
22/9 - Açailândia
Rua São Raimundo, s/n, próximo ao Santa Maria Hotel (Praça do Pedreiro Livre - Praça Maçônica), no horário das 8h às 17h.
Fonte: ASCOM-PMA