Na tarde do último, sábado (11), por volta das 17h40, o 26º Batalhão de Polícia Militar realizou uma operação integrada na Rua Valdivino, no bairro Vila São João, em Itinga do Maranhão, que resultou na desarticulação de um grupo criminoso responsável por diversos crimes nos estados do Maranhão e Pará.
A ação, coordenada pelo 26º Batalhão de Polícia Militar, contou com a participação da Força Estadual Integrada, da Agência Local de Inteligência (A.L.I.) e da 2ª Companhia de Itinga do Maranhão. Durante a operação, foram apreendidas seis armas de fogo, incluindo pistolas e espingardas de diversos calibres, munições intactas, aproximadamente 1,5 kg de substância análoga à cocaína, uma balança de precisão, duas motocicletas com registro de roubo/furto e seis aparelhos celulares.
Entre o material apreendido, destacam-se uma pistola PT92 calibre 9mm, registrada em nome de um ex-prefeito de Dom Eliseu (PA), e uma pistola Imbel calibre .40, pertencente à Polícia Militar do Mato Grosso do Sul (MS). As investigações apontam que as armas podem ter sido utilizadas em mais de dez homicídios na região.
A operação reflete o compromisso do 26º Batalhão de Polícia Militar, comandado pelo Major Lima, com o fortalecimento das ações de combate à criminalidade e a preservação da segurança pública.