OPERAÇÃO CONTRA ‘CURSO DE DESBLOQUEIO’ DE CELULARES ROUBADOS REALIZA APREENSÕES NO MARANHÃO
OPERAÇÃO CONTRA ‘CURSO DE DESBLOQUEIO’ DE CELULARES ROUBADOS REALIZA APREENSÕES NO MARANHÃO
Mandados judiciais foram cumpridos em Governador Archer em combate ao comércio ilegal de aparelhos roubados.
Por Isisnaldo Lopes - 17/11 ás 20h37
Compartilhar no Whatsapp

A Polícia Civil cumpriu mandados judiciais em residências, no Maranhão, ligados a um 'curso de desbloqueio de celulares' promovido por Alan Gonçalves, que está preso por ministrar aulas de desbloqueio dos aparelhos, que era usado por criminosos para facilitar o comércio ilegal de celulares roubados.

Segundo a polícia, equipes das Delegacias Regionais de Presidente Dutra e Barra do Corda participaram da 'Operação Rastreio' e cumpriram mandados judiciais no município de Governador Archer. As diligências se concentraram em três endereços distintos, resultando em várias apreensões, como:

Aparelhos celulares
Carregadores
Equipamentos de desbloqueio
Produtos sem nota fiscal
Duas motos

Durante a operação, duas pessoas foram conduzidas para prestar esclarecimentos. Segundo a polícia, o material apreendido será analisado, podendo embasar novas frentes investigativas.

Além do Maranhão, a operação acontece em outros 10 estados para cumprimento de 132 mandados de busca e apreensão, com coordenação da Polícia do Rio de Janeiro.

A investigação começou em maio, com a prisão de Alan Gonçalves, apontado como referência em desbloqueio de celulares, que realizava os procedimentos de forma remota. Os agentes então identificaram uma rede de “clientes” espalhada por todo o país, já que Alan também dava as “aulas” de como destravar diferentes aparelhos. O homem também dizia saber remover IMEIs do Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR) — a lista restrita da Anatel e das operadoras de telefonia.

🔎O IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel, na sigla em inglês) é um número único que identifica cada aparelho celular no mundo. Ele funciona como uma espécie de “RG” do telefone, permitindo que operadoras e autoridades saibam exatamente qual é o dispositivo, independentemente do chip usado. O código, composto por 15 dígitos, fica gravado na placa do aparelho e pode ser encontrado na caixa original, nas configurações do sistema ou digitando *#06# no teclado do celular. Em casos de roubo ou perda, o bloqueio do IMEI impede que o telefone seja usado em outras redes, dificultando a revenda e ajudando na recuperação do bem.

De acordo com a polícia, vários endereços alvo das buscas funcionam como lojas, boxes e quiosques de revenda de celulares.

Veja mais sobre:  

Destaques Polícia Maranhão

Últimas notícias

Desenvolvido por WGS - Açailândia MA