POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA FRAUDE MILIONÁRIA NO INSS NO MARANHÃO
POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO CONTRA FRAUDE MILIONÁRIA NO INSS NO MARANHÃO
Ação investiga grupo criminoso que aliciava idosos vulneráveis para obter benefícios previdenciários de forma fraudulenta, causando prejuízo estimado em R$ 1,45 milhão.
Por Isisnaldo Lopes - 11/12 ás 19h41
Compartilhar no Whatsapp

São Luís/MA. Nesta quinta-feira (11/12), a Polícia Federal deflagrou a operação Amparo Forjado, com o objetivo de combater crimes contra o sistema previdenciário, em São Luís/MA.  Foi cumprido um mandado de busca e apreensão e, também, foram autorizados o afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e a realização de auditoria pelo INSS nos benefícios suspeitos.

As investigações, iniciadas em abril de 2024, revelaram a atuação de um grupo criminoso especializado em aliciar idosos vulneráveis, inclusive pessoas em situação de rua, para que se passassem por beneficiários do INSS. Para viabilizar a fraude, eram confeccionados novos documentos de identificação com as fotos desses idosos, permitindo enganar instituições bancárias e realizar saques indevidos de benefícios.

De acordo com cálculos da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social (CGINP), o prejuízo inicial, referente a sete benefícios assistenciais identificados, é estimado em R$ 1,45 milhão.. Esses valores, contudo, podem aumentar após a análise do material apreendido.

As investigações prosseguem na Justiça.

Fonte: PF

Veja mais sobre:  

Destaques Polícia Maranhão

Últimas notícias

Desenvolvido por WGS - Açailândia MA