As iniciativas serão realizadas ao longo de 2026, alcançando as cinco regiões do país e contemplando 22 unidades federativas.
Entre os destaques regionais, o Maranhão conta com 13 projetos culturais, entre eles:
Festival Ayó
Orquestra Na Praça
ReciclaCirco
Festival de Artes Cênicas Preta do Maranhão
A lista completa está disponível no site do Instituto Cultural Vale. No site
“A Chamada fortalece nossa atuação para democratizar o acesso à arte, incentivar o fortalecimento da economia criativa e apoiar a diversidade de manifestações artísticas do país. Para a Vale, criar oportunidades para novos agentes culturais e promover a cultura significa contribuir com transformações de vida, que geram impacto positivo e deixam um legado para as próximas gerações”, afirma Grazielle Parenti, Vice-Presidente de Sustentabilidade da Vale.
A Chamada Instituto Cultural Vale integra o conjunto de editais da instituição voltados ao fomento cultural em áreas como música, dança, patrimônio imaterial, festividades e circulação de projetos.
A seleção dos projetos contou com especialistas externos e comissões internas da Vale e do Instituto Cultural Vale.
Desde sua criação, em 2020, o Instituto já lançou seis editais nacionais, consolidando-se como um dos principais mecanismos de incentivo cultural no Brasil. Nas cinco primeiras chamadas públicas (2020–2024), foram selecionados 289 projetos de 24 estados e do Distrito Federal, que somaram R$ 135 milhões em investimentos via Lei Federal de Incentivo à Cultura.