Na última quarta-feira (7), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou dois veículos com indícios de adulteração durante fiscalizações realizadas na BR-330, no município de Balsas, sul do Maranhão.
Por volta das 15h30, uma equipe da PRF compareceu às proximidades da BR-330, em Balsas, onde avistou um veículo estacionado cuja placa não estava em conformidade com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Durante a verificação, os números identificadores do automóvel correspondiam a outro veículo, com município de emplacamento em Montes Claros (MG).
Diante das informações obtidas, foi constatada, a princípio, a ocorrência de adulteração de sinal identificador de veículo automotor. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil do Estado do Maranhão, em Balsas, para a adoção dos procedimentos cabíveis.
Já por volta das 16h30, a equipe realizou a verificação dos sinais identificadores de outro veículo no km 5 da BR-330, também em Balsas. Durante a análise, constatou-se que a Placa de Identificação Veicular apresentou incompatibilidade com o padrão estabelecido na legislação vigente, além de as etiquetas obrigatórias dos vidros possuírem características divergentes do padrão original.
Após a análise de outros elementos identificadores remanescentes, foi identificado que o veículo original possuía registro de roubo/furto ocorrido em 28 de setembro de 2023, na cidade de Salvador (BA).
Diante dos fatos, foi constatada, em tese, a ocorrência de adulteração de sinais identificadores de veículo, crime tipificado no artigo 311 do Código Penal. A ocorrência também foi encaminhada à Polícia Civil de Balsas.