O Ministério Público do Maranhão (MPMA) nomeou o Procurador de Justiça Haroldo Paiva de Brito para coordenar o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e a Coordenadoria de Assuntos Estratégicos e Inteligência (CAEI), em meio à crise desencadeada pela exoneração coletiva de dez promotores que integravam o grupo.
A substituição foi anunciada em nota divulgada pelo MPMA nesta segunda-feira (12). No comunicado, o Procurador-Geral da Justiça Danilo José de Castro Ferreira informa que “a mudança visa garantir estabilidade e continuidade às investigações em curso, entre elas a Operação Tântalo II, que apura esquema de desvios em Turilândia”, e que novos promotores serão nomeados para dar prosseguimento aos trabalhos “abandonados pela equipe anterior”.
No domingo (11), dez promotores que atuavam no GAECO formalizaram pedido coletivo de exoneração, documento em que afirmam discordar do parecer favorável da Procuradoria-Geral de Justiça pela revogação da prisão preventiva dos investigados em Turilândia. O pedido de exoneração, formalizado por meio do Memorando nº 1/2026, aponta incompatibilidade entre a manifestação da cúpula do MPMA e o entendimento técnico-jurídico construído durante a investigação.
Os promotores argumentaram que o parecer fragiliza a atuação institucional no enfrentamento ao crime organizado e compromete a credibilidade de investigações complexas. No texto, anunciaram também a elaboração de relatório circunstanciado para preservar a continuidade dos trabalhos remanescentes.
São 10 promotores de Justiça que assinam o pedido coletivo:
Luiz Muniz Rocha Filho
Promotor de Justiça e coordenador do GAECO/MPMA
Ana Carolina Cordeiro de Mendonça
Promotora de Justiça – GAECO/São Luís
Fernando Antonio Berniz Aragão
Promotor de Justiça – GAECO/São Luís
Marcos Valentim Pinheiro Paixão
Promotor de Justiça – GAECO/São Luís
Eduardo André de Aguiar Lopes
Promotor de Justiça – GAECO/Imperatriz
Fábio Santos de Oliveira
Promotor de Justiça – GAECO/Imperatriz
Raquel Chaves Duarte Sales
Promotora de Justiça – GAECO/Imperatriz
Francisco Fernando de Morais Meneses Filho
Promotor de Justiça – GAECO/Timon
Raphaell Bruno Aragão Pereira de Oliveira
Promotor de Justiça – GAECO/Timon
Tharles Cunha Rodrigues Alves
Promotor de Justiça – GAECO/Timon