A jovem Maria Eduarda, de 17 anos, moradora de Pedreiras, emocionou o pai ao ir até o bar da família para contar que foi aprovada em primeiro lugar no curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio do PAES 2026, no campus São Luís.
Ao saber do resultado, Nilson Saturnino, dono do estabelecimento, não conteve as lágrimas e se emocionou ao lado da esposa, Cristiane. Clientes que estavam no local acompanharam o momento e aplaudiram a conquista da estudante. Vaje o vídeo
Em entrevista ao Mais Maranhão, Maria Eduarda contou que se preparou com cursinhos on-line, aulas gratuitas voltadas para o vestibular da Uema e um curso de redação em sua cidade. Ela cursou o ensino médio no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e o ensino fundamental em escola particular com bolsa de estudos.
“Sou a primeira da minha família a entrar em uma universidade pública”, destacou a nova estudante de Medicina.

Segundo a Uema, 78,19% dos aprovados no PAES 2026 são oriundos de escolas públicas. O processo seletivo registrou 48.065 candidatos disputando 5.980 vagas, um aumento de 11,5% em relação ao ano anterior, além da criação de 20 novos cursos. Em Medicina, mais de 53% dos aprovados vieram da rede pública.