MPMA CELEBRA 10 ANOS DO PROJETO PARA ERRADICAÇÃO DE TRANSPORTE CLANDESTINO NA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS
MPMA CELEBRA 10 ANOS DO PROJETO PARA ERRADICAÇÃO DE TRANSPORTE CLANDESTINO NA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS
Em reunião virtual realizada na última quarta-feira, 11, foi destacado que, ao longo de todo o ano de 2025, não houve qualquer registro de viagem clandestina de crianças e adolescentes em composições de minério
Por Isisnaldo Lopes - 12/02 ás 19h22
Compartilhar no Whatsapp

O Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA), por meio da 1ª Promotoria de Justiça Especializada da Infância e Juventude de São Luís, em conjunto com a Promotoria de Justiça de Marabá/PA e a Vale, consolidaram dados recentes sobre o projeto de monitoramento e erradicação do transporte clandestino de crianças e adolescentes na Estrada de Ferro Carajás. Em reunião virtual realizada na última quarta-feira, 11, foi destacado que, ao longo de todo o ano de 2025, não houve qualquer registro de viagem clandestina de crianças e adolescentes em composições de minério.

O projeto, que completa uma década de atuação, é considerado um leading case (caso paradigmático para o sistema jurídico) de processo estrutural na infância. Segundo o promotor de Justiça Márcio Thadeu Silva Marques, o sistema de controle instituído demonstrou eficácia ampliada, permitindo inclusive a identificação de novas situações de risco não originalmente previstas: “É a utilização de um sistema de segurança pensado para uma questão específica e que se apresenta ainda como inovação na detecção de situações de risco que não haviam sido detectadas antes, uma década após”.

MONITORAMENTO INTELIGENTE

A atuação ministerial conta com o suporte de fiscalização constante de ferramentas de Business Intelligence (BI), que oferecem uma visualização dinâmica dos dados coletados desde 2017. Os registros históricos indicam que o perfil predominante assistido pelo projeto é de adolescentes do sexo masculino, com faixa etária acima de 13 anos, sendo o município de Marabá (PA) a origem predominante.

Atualmente, o MPMA trabalha na atualização da base de dados para incluir o quadriênio 2022-2025, visando à apresentação consolidada dos resultados em um seminário comemorativo.

NOVOS DESAFIOS E ARTICULAÇÃO EM REDE

Embora o transporte clandestino não tenha sido registrado desde 2024, a fiscalização identificou ocorrências de adolescentes em situação de risco na faixa de domínio da ferrovia, especialmente em bairros de Marabá. Comportamentos como travessias irregulares e permanência indevida sob vagões foram combatidos por meio de uma atuação em rede, envolvendo Conselhos Tutelares, Guardas Municipais, Polícia Militar e a comunidade escolar, o que resultou na cessação dos registros a partir de outubro de 2025.

SEMINÁRIO “MENINOS DO TREM”

Para celebrar os 10 anos da iniciativa, a Escola Superior do Ministério Público (ESMP) aprovou a realização de um seminário virtual no dia 21 de outubro de 2026. O evento, intitulado “Meninos do Trem 10 anos: uma experiência inovadora de monitoramento e erradicação do transporte clandestino na Estrada de Ferro Carajás”, contará com painéis sobre o histórico e as perspectivas do projeto, com transmissão online e certificação para os participantes.

Redação: CCOM-MPMA

Veja mais sobre:  

Destaques Maranhão Novidades

Últimas notícias

Desenvolvido por WGS - Açailândia MA