O fato aconteceu no último dia 28 de outubro, na quadra de esportes da Escola Frei Narciso Baisini, localizada no bairro Vila Capeloza, na cidade de Açailândia. Dois adolescentes também alunos da mesma escola, usando uma toalha tentaram enforcar um garoto de apenas 9 anos, deixando várias escoriações no pescoço e em um dos braços da vítima. Segundo a mãe, o filho agora terá que ter um acompanhamento psicológico para retornar as aulas. “Meu filho está muito assustado e Eu também”, disse a mãe.
A violência não alcançou proporções maiores em virtude da intervenção de uma das professoras da escola que flagrou o que aparentemente parecia uma brincadeira disseminada na internet, mas que poderia levar o garoto a óbito.
Brincadeira Perigosa
Disseminado pelas redes sociais, o "choking game" (brincadeira do desmaio, em tradução livre) consiste em interromper a oxigenação do cérebro, com o objetivo de provocar desmaio. O desafio pode ser fatal, ou deixar sequelas graves.
Além de traumatismo craniano, o desmaio pode causar lesão cerebral irreversível, com paralisia motora, devido à hipóxia (falta de oxigenação). Outro risco é a dependência da sensação pós-desmaio que, segundo especialistas, é semelhante à obtida com o uso de drogas ilícitas.
Por Wilton Lima