Detran-MA participa do “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito”, na Avenida Litorânea
Detran-MA participa do “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito”, na Avenida Litorânea
Por Isisnaldo Lopes - 20/11/2017 ás 08h24
Compartilhar no Whatsapp

O “Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito” mobilizou ontem domingo, 19, na Avenida Litorânea, centenas de pessoas para uma reflexão sobre o movimento que atua em prol das vítimas de acidentes de trânsito. Em São Luís, o evento que é promovido pela S.O.S Vida Pela Paz no Trânsito, tem a colaboração de várias entidades públicas e privadas e o apoio do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA). 

O dia de reflexão para combater a morte no trânsito foi criado em 1993, no Reino Unido, pela organização britânica Road Peace, e aprovado em 2005, pela Organização das Nações Unidas (ONU), que determinou o terceiro domingo do mês de novembro como data oficial para realização de ações de conscientização referentes ao tema. No Maranhão, a cerimônia acontece desde 2011. 

O diretor operacional do Detran-MA, David Ximenes, reconhece a importância do movimento para a sociedade e instituições ligadas ao trânsito. Segundo ele, as estatísticas comprovam que, nos últimos anos, o governo vem fazendo muitos investimentos para preservar a vida e diminuir os índices de acidentes no Maranhão. 

“O Detran-MA tem um papel fundamental neste trabalho e se destaca nas ações de educação para o trânsito e nas fiscalizações junto às autoescolas, para que os condutores saiam para ruas habilitados e conhecendo as leis. Acreditamos que este é um caminho que trará bons resultados”, afirmou. 

O coordenador da ONG SOS Vida, Lourival Sousa, responsável pela criação do movimento no Estado, afirma que, muitas pessoas que participam do evento viveram a triste experiência de uma tragédia no trânsito. “Muitas delas não conseguem esquecer a dor da perda, de um familiar ou amigo, para o trânsito. Estamos aqui para que haja reconhecimento por parte das autoridades ligadas ao trânsito e toda a sociedade”, admitiu. 

A advogada Maria Aparecida Santana disse que perdeu um grande amigo, que era motociclista, em um acidente de trânsito. “É muito triste reconhecer que no trânsito existem tragédias. Mas, estamos aqui para lembrar que podemos fazer diferente e respeitar a nossa vida e a do próximo”, ressaltou.

Para a coordenadora de Educação para o Trânsito, Rositânea de Farias, o movimento mundial em memória às vitimas de trânsito, tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade, mostrando para as pessoas suas responsabilidades. “O trânsito seguro depende do motorista e do pedestre. Precisamos reconhecer que somos responsáveis pela vida de todos”, avaliou a educadora.

A sétima edição do movimento em São Luís, aconteceu na Praça do Pescador, com um percurso de caminhada na Avenida Litorânea, e contou com participação do Detran-MA, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Batalhão da Polícia Rodoviária (BPRV), Secretaria de Estadual de Saúde e Segurança, Secretaria Municipal de Trânsito, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, CEUMA e Associação do Lesado Medular do Maranhão.

Da Assessoria

Veja mais sobre:  

Novidades Maranhão

Últimas notícias

Desenvolvido por WGS - Açailândia MA