Flávio Dino define novas metas para agricultura familiar com técnicos do Plano Mais IDH
Flávio Dino define novas metas para agricultura familiar com técnicos do Plano Mais IDH
Por Isisnaldo Lopes - 29/11/2017 ás 08h40
Compartilhar no Whatsapp

A produção agrícola inédita das mais de 7 mil famílias atendidas com fomento financeiro de R$ 20 milhões e assistência técnica especializada fornecida pelo Governo do Maranhão foi um dos assuntos abordados pelo governador Flávio Dino na Oficina de Capacitação de Técnicos do Plano Mais IDH. O encontro com os profissionais foi realizado na segunda-feira (27), no Palácio dos Leões.

Além de comentar os resultados exitosos, como a realização regular das feiras de agricultura familiar nos municípios atendidos, e a inclusão de famílias no Programa de Aquisição de Alimentos, do Governo Federal, o governador planejou metas para continuidade do programa.

“É um programa vitorioso, que nós vamos manter e lutar para que o Governo Federal permaneça com essas políticas públicas como o PAA, que são muito importantes para que, com isso, a gente possa melhorar a vida econômica e a dignidade dessas famílias”, declarou.

O Plano Mais IDH é uma iniciativa do Governo do Maranhão que visa a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano de 30 municípios maranhenses. Com ações integradas de diferentes secretarias, o plano tem levado oportunidades de desenvolvimento econômico e social à população.

“No Maranhão, havia uma naturalização da pobreza, e com essas ações estamos mostrando que não é assim e que o Estado pode atuar na mudança da vida dessas pessoas”, afirmou Dino.

Agricultura Familiar

O treinamento, de três dias, está sendo promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF) e conta com a participação da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão (Agerp), do Instituto de Colonização de Terras do Maranhão (Iterma).

A programação tem, ainda, a presença de assessores técnicos e palestrantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), entre outros.

Os 90 técnicos que participam do treinamento foram contratados desde o início do governo Flávio Dino e prestam assistência técnica permanente e contínua sob gestão da Argep nos municípios do Mais IDH.

“Os técnicos levam a capacitação, o treinamento e o conhecimento para as famílias. O Estado entra com o fomento e milhares de famílias já foram atendidas e receberam toda a assistência para melhorar a sua vida”, contou o secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares.

Mudança

Trabalhando em Cajari, o técnico em Agropecuária José Maria Gonçalves contou que, além de levar novas oportunidades para as famílias atendidas, a iniciativa do Governo trouxe novas perspectivas para a carreira dele também.

“É uma valorização. Isso não acontecia. Tive a oportunidade de emprego neste governo porque teve a valorização da Agricultura Familiar. Hoje eu me sinto feliz, reconhecido. Nós queremos produzir e trabalhar aqui, não vou sair daqui para trabalhar em outro Estado. A oportunidade veio para cá e a gente faz parte disso”, declarou.

O treinamento para técnicos da Argep que atuam no Mais IDH será realizado até esta sexta-feira (30).

Da Assessoria

Veja mais sobre:  

Maranhão

Últimas notícias

Desenvolvido por WGS - Açailândia MA