IMPERATRIZ – Ocorre nesta quinta-feira (7) a assinatura do convênio com o Hospital Albert Einstein para instalação do monitoramento de pacientes à distância. A cerimônia será realizada às 9h no Hospital Municipal de Imperatriz (HMI) e dará início, oficialmente, ao serviço de telemedicina na cidade.
Com a parceria, profissionais da saúde poderão trocar informações em tempo real para realizar a melhor forma de tratamento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na região. O serviço irá funcionar no HMI, que atende pacientes de três Estados e possui 20 leitos de UTI adulto. Imperatriz é uma das 15 cidades do país a ter o serviço.
A metodologia da telemedicina deve agilizar o atendimento e proporcionar um tratamento mais eficaz aos diversos quadros clínicos que são acompanhados pela equipe do hospital, além de ser um diferencial no atendimento de urgência e emergência.
“O Hospital Albert Einstein qualifica o fechamento de diagnósticos de novos casos e agiliza a escolha do tratamento mais adequado para o paciente. O ganho é tanto na área da neurologia, quanto das síndromes coronarianas, pois a telemedicina aumenta a precisão diagnóstica e melhora os processos e os protocolos de implementação”, destacou a secretária de Saúde, Conceição Madeira.
Nessa primeira fase, a equipe habilitada para participar da telemedicina no HMI são médicos e enfermeiros que atuam na clínica médica e UTI adulto. A primeira teleconferência foi realizada ainda no mês de julho. Na ocasião, das 19h às 21h, os profissionais de plantão no setor da UTI tiraram dúvidas relativas aos pacientes internados.
Com informações do T.Tocantins