Mais de 200 idosos são imunizados no primeiro dia de vacinação no Centro Social do Servidor
Mais de 200 idosos são imunizados no primeiro dia de vacinação no Centro Social do Servidor
Por Isisnaldo Lopes - 25/05/2018 ás 06h43
Compartilhar no Whatsapp

Foram vacinados 204 servidores estaduais aposentados na última terça-feira (22) no Centro Social dos Servidores do Estado do Maranhão. Até esta sexta-feira (25) o espaço funcionará como um posto de imunização contra a gripe – resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) e a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). 

A vacinação para os aposentados está integrada ao rol de atividades oferecidas pelo Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI), vinculado à Diretoria de Previdência Pública do Iprev. A diretora de Previdência, Larissa Tocantins, destacou a importância da iniciativa. “Oferecer a imunização num espaço que já é referência para os nossos aposentados aumenta o alcance dessa ação. É uma maneira de oferecermos mais saúde para a população dessa faixa etária, potencializando o trabalho que já desenvolvemos”, pontuou a diretora. 

Para a coordenadora do PAI, Arlete Pontes, a vacinação no Centro Social também estimula a adesão dos servidores aposentados à campanha. “As pessoas gostam da vacinação aqui. Já temos inclusive uma demanda nesse sentido. Outro ponto positivo é que ajuda a quebrar a resistência deles com a vacina. Os idosos que frequentam aqui já conhecem a equipe, e um aposentado fica incentivando o outro para ir tomar a vacina”, contou ela. 

Saúde

A imunização é oferecida no setor de saúde do Centro Social dos Servidores (antigo Ipem) até esta sexta-feira (25). O serviço é realizado por equipes da Prefeitura de São Luís, com apoio da equipe técnica do PAI. O serviço é oferecido das 8h30 às 12h e das 14h até às 16h30. 

O representante comercial Roberto Batuíra, 65, estava levando a sogra para buscar contracheques no Centro Social e, como se encaixa no público-alvo da campanha do Ministério da Saúde, aproveitou para também tomar a vacina. “Tudo que ajuda a prevenir doenças é válido. O sistema de saúde coloca à nossa disposição várias ferramentas para garantia da nossa saúde, e é importante utilizá-las”, afirmou ele. 

Além de garantir a imunização contra a gripe, a aposentada Conceição Leal, 80, também ganhou a sua primeira carteira de vacinação. “Durante muito tempo da minha vida eu fiquei sem tomar vacina. Não gostava. Mas no ano passado tomei e foi ótimo porque nunca mais fiquei gripada. Agora venho todo ano e recomendo para todos. É um jeito de cuidar de si mesmo para garantir a nossa melhor idade”, afirmou ela. 

Maria dos Remédios Beleza, 70, também aproveitou a oportunidade. Ela tomou a vacina e levou também a tia, Yvone Beleza, 94, para se imunizar. “É muito importante. Antes eu gripava muito fácil, mas desde que comecei com a vacina todos os anos diminuiu muito”, constatou. 

Campanha

A vacinação contra a gripe é uma iniciativa do Ministério da Saúde. A imunização protege contra três tipos diferentes de vírus da gripe (H3N2, H1N1 e B) pelo período de seis meses a um ano. A campanha é voltada para pessoas a partir de 60 anos; crianças entre seis meses e cinco anos; gestantes ou mulheres até 40 dias após o parto; trabalhadores da área de saúde; professores de escolas públicas e privadas; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não-transmissíveis e outras condições clínicas especiais; população privada de liberdade; jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; e funcionários do sistema prisional. A vacina está disponível também em todos os postos de saúde.

Da Assessoria

Veja mais sobre:  

Saúde

Últimas notícias

Desenvolvido por WGS - Açailândia MA